ARQSC - ANUÁRIO DE ARQUITETURA DE SANTA CATARINA 2017 / by Thiago Dorini

 DORINI ARQUITETURA, projeto de casa em Jurerê Internacional presente no anuário de arquitetura de Santa Catarina. ArqSC

Os clientes - ela brasileira, ele holandês e o filho - moraram em diversas cidades do mundo além de viajarem de veleiro pelo globo. Florianópolis foi o destino escolhido para fixar residência antes de saírem de Cingapura. Foi de lá que conheceram o trabalho de Thiago Dorini nas páginas anuário de Arquitetura de Santa Catarina, ArqSC, na internet, e entraram em contato com o arquiteto. Toda concepção do projeto, implantado em Jurerê Internacional, foi desenvolvido à distância e apresentado on-line.

A residência de 380m² tinha um programa simples, porém com premissas muito claras e objetivas: tinha que ser prática e funcional, e prever uma área para o futuro jardim. Outra solicitação que determinou o partido do projeto foi a presença de uma escada plissada solta no living. São duas suítes e dois dormitórios no pavimentos superior; home office, serviço e um living totalmente integrados ao espaço gourmet e ao deck do jardim no térreo; e garagens no subsolo.

"A volumetria surge a partir de um grande cubo de aproximadamente 10x10x10m e o projeto foi estruturado em 3 níveis: subsolo, térreo e superior", explica Dorini, cujas referências de projeto são nomes como Arthur Casas, Márcio Kogan, Isay Weinfeld e Jacobsen Arquitetura. Para suavizar a verticalidade, cores escuras foram escolhidas para o subsolo e um jogo de volumes provocados pela incidência solar e a paisagem do entorno destacam-se no pavimento superior.

Com sede em Florianópolis e atuação em diversas cidades do Sul, a Dorini Arquitetura já desenvolveu mais de 200 projetos. Por meio de uma equipe multidisciplinar, especialista em tecnologia BIM, o escritório é associado à AsBEA/SC desenvolve projetos contemporâneos residenciais e comerciais.  

A Portobello Shop Florianópolis foi parceira nesse projeto.

Clique aqui e saiba mais sobre esse projeto. 

Texto extraído do Anuário de Arquitetura de Santa Catarina 2017.

 

Arq. Thiago Dorini