Adquirindo um terreno: 7 passos fundamentais para garantir sucesso na compra! / by Thiago Dorini

A aquisição de um terreno geralmente é um momento muito especial e por isso é necessário ficar atento à alguns pontos importantes para evitar possíveis problemas.

Na lista abaixo estão relacionados 7 pontos principais que devem ser analisados.

1.     DOCUMENTAÇÃO  

Para que seja possível desenvolver um projeto é imprescindível que toda a documentação do terreno esteja correta e atualizada.

2.     CONSULTA DE VIABILIDADE

O Plano Diretor estabelece diferentes índices de ocupação ao longo da cidade. É importante ter em mãos um documento oficial e atualizado indicando todas as possibilidades e restrições do terreno, antes de sua aquisição.

3.     LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO

O levantamento planialtimétrico é uma importante ferramenta de verificação de que as informações contidas na escritura / matrícula do imóvel estão corretas. Muitas vezes, por diferentes motivos a área do imóvel é diferente do indicado na documentação e isso pode impactar negativamente no desenvolvimento do projeto.

4.     SONDAGEM DO SOLO

Esse item é de extrema importância, especialmente em regiões litorâneas, próximas ao mar. Muitas vezes aquele terreno lindo e plano esconde uma situação muito complexa na sua composição de solo. Em regiões de solo muito “mole” será necessário desenvolver um projeto específico de fundações, que pode elevar e muito o custo da obra.

5.     ORIENTAÇÃO SOLAR

A qualidade do espaço edificado está diretamente relacionada à insolação e ventilação natural desse local. Nos países do hemisfério sul, sempre buscamos posicionar os ambientes com suas aberturas voltadas para o Norte, pois nessa orientação teremos incidência direta de sol ao longo de todo ano, sendo maior no inverno. A orientação correta resultará em maior conforto ao longo de todo ano, mas também será responsável pela maior eficiência energética da edificação.

6.     EDIFICAÇÕES CONFRONTANTES

Em algumas regiões pouco adensadas é difícil perceber o impacto que as edificações vizinhas terão na sua edificação. Diante disso, é de extrema importância ter sempre em mão as informações da Consulta de Viabilidade para que se possa fazer uma análise completa da situação. Tenha sempre em mente que uma edificação vizinha poderá acabar completamente com o sol da manhã que você tanto gosta. Um bom projeto deve levar essa possibilidade em consideração e criar artifícios para evitar que isso ocorra.

7.     REGIMENTOS INTERNOS

Todas as edificações deverão respeitar os limites máximos de ocupação determinados pelo Plano Diretor Municipal, no entanto os regimentos internos dos condomínios podem ser ainda mais restritivos, limitando o número de pavimentos e até mesmo indicando área mínima a ser edificada no lote. Portanto, fique atento e confirme essas informações antes da compra.

Gostou das nossas dicas? Está com alguma dúvida?

Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!